Projeto de extensão (2009)
Bolsistas: Bruna Poley Rei Gusmão
Thaísse dos Santos Soares
Orientadora: Sylvia Beatriz Joffily
O projeto “Laboratório de Sono. O sono em uma escola pública da Cidade de Campos dos Goytacazes”, surgiu de uma proposta de colaboração feita pela prof. Leny do Laboratório de Educação e Linguagem - LEL- CCH, à prof. Sylvia Joffily do NEPENC- LCL – CCH. Na ocasião (2009) a prof. Leny, que já desenvolvia um projeto no curso normal do Colégio Estadual João Pessoa pensou que os futuros professores daquela instituição muito se beneficiariam com as informações neuropsicológicas disponibilizadas pelo NEPENC a respeito do sono. Sabedores da importância do sono para a aprendizagem, a bolsista do NEPENC (universidade aberta) Bruna Poley Gomes Reis Gusmão e a monitora e aluna do curso de pedagogia Thaíse dos Santos Soares desenvolveram, sob a orientação da prof. Sylvia Joffily, o projeto “Laboratório de Sono” naquela entidade educacional.
Partindo do princípio que o sono é imprescindível para a manutenção de uma vida saudável; que a sua ausência e/ou os hábitos inadequados repercutem nas atividades de aprendizado dentro e fora da escola, gerando, dentre outros, a diminuição da motivação e da concentração, déficit de memória, sonolência diurna, alterações de humor e queda da imunidade, elaborou-se uma estratégia didática para avaliar, através da expressão gráfica e de questionários, o padrão de sono e os conhecimentos que os alunos do segundo ano do curso normal - médio do Colégio Estadual João Pessoa possuíam a respeito dos conceitos neuropsicológicos cognitivos do sono, do sonho e da vigília. O contato com os alunos do curso normal foi fundamental para a aquisição das informações necessárias à viabilização deste trabalho.
Se futuros professores, como os alunos do curso normal do Colégio Estadual João Pessoa, continuam a desconhecer a importância do papel exercido pelos estados de sono, de sonho e de vigília nas funções cognitivas superiores implicadas no processo educacional (memória, atenção, pensamento, imaginação, linguagem e aprendizagem) eles não terão as condições necessárias para avaliar adequadamente o desempenho escolar e comportamental de seus futuros alunos.
Baseado nestes conhecimentos foi feito um breve levantamento dos padrões de sono dos alunos/participantes da pesquisa utilizando um questionário a respeito de suas condições pessoais e ambientais de sono e do conteúdo representacional dos seus sonhos através da expressão gráfica e literária.
Durante o projeto, os alunos receberam informações a respeito da origem filo e ontogenéticas do sono e do sonho animal e humano; sono e consciência; sono e os ritmos circadianos; sono, sonho e os sistemas sensório – motores; sono, memória e aprendizagem; patologias do sono; higiene do sono e dos fatores que podem interferir na sua qualidade (luz, alimentação, condições espaciais)..
Ao final pode-se constatar que os futuros professores do curso Normal que melhor se familiarizaram com as questões relativas ao sono modificaram não apenas a maneira de abordar os alunos que apresentam sonolência durante as aulas, mas também a qualidade do próprio dormir, melhorando conseqüentemente o próprio processo de aprendizagem.