Projeto de Iniciação Científica (em andamento - 2010)
Bolsista: Nathália Monteiro AndrausOrientadora: Sylvia Beatriz Joffily
Sabe-se que, quando privadas de sono, as crianças, apresentam: irritabilidade, mau humor, baixa frustração, impulsividade, sensação de tristeza e sonolência diurna (conf. Louzada & Menna-Barreto (2007), sintomas diretamente relacionados ao baixo rendimento escolar. Sabe-se, também, que a sonolência diurna decorre da privação de sono noturno. Como a privação de sono noturno tem como causa recorrente a falta de espaço físico necessário e satisfatório para a conciliação e a manutenção de um estado de sono saudável, resolveu-se, para melhor entender este processo, estabelecer uma análise comparativa entre rendimento escolar, qualidade de sono e condições habitacionais
Para tal, constituiu-se uma amostra com 40 alunos de 10 e 11 anos de idade cronológica, de ambos os sexos, cursando o 5º ano do ensino fundamental em escolas públicas e privadas de Macaé. Considerando-se que as condições habitacionais dos alunos da rede pública e da rede privada de ensino são, em princípio, bem diversas, optou-se por dividir a amostra em dois subgrupos contendo cada um, 20 alunos: um subgrupo, composto pelos alunos da rede pública de ensino e outro, pelos alunos da rede privada.
A presente pesquisa encontra-se em desenvolvimento no CCH da UENF. No momento através de três questionários semi-abertos: 1-“Questionário de caracterização da amostra”; 2- “Questionário de sono de Reimão e Lefèvre – QRL*” – ambos aplicados aos responsáveis pelos alunos-, e 3- “Questionário de caracterização do comportamento dos estados de vigília e sono e das condições espaciais da moradia” – aplicada aos alunos -, avaliam-se as condições de moradia e de sono dos sujeitos. O rendimento escolar dos mesmos será avaliado através da análise das fichas curriculares individuais ou dos boletins de cada aluno.
Apesar de não estar ainda concluída, a presente pesquisa evidenciou que muitos alunos são obrigados a conviverem com os hábitos noturnos inadequados de familiares que, por ignorância ou impossibilidade, não respeitam as necessidades psico/fisiológicas do desenvolvimento infantil. Obrigadas a dividir um mesmo e restrito espaço físico, no momento em que necessitariam dispor de um ambiente protegido de toda estimulação sensorial para conciliarem e manterem os seus estados de sono dentro dos padrões normais e adequados ao desenvolvimento físico e mental, muitas destas crianças dormem mal.
Apesar de não ser o alvo desta pesquisa, observou-se que a maioria dos professores, por desconhecimento ou até mesmo desinteresse, ainda ignora a importância do sono noturno no aproveitamento escolar, e julga serem preguiçosos, hiperativos e desatentos alunos que na realidade estão apenas com muito sono.
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