De fato, vários processos cerebrais favoráveis à memorização ocorrem durante o sono. Eles acontecem, sobretudo durante a fase de “ondas lentas” do sono, pouco depois do adormecimento. Estudos comprovam que na noite posterior a aquisição de novos conhecimentos a atividade do hipocampo, estrutura cerebral relacionada à memorização, aumenta muito durante a fase de “ondas lentas”. Segundo a hipótese mais divulgada, esta intensa atividade corresponderia à transferência dos conhecimentos recém adquiridos, do hipocampo para outras regiões do cérebro aonde permaneceriam armazenados por longo tempo.
A fase de sono paradoxal, durante a qual ocorrem os sonhos mais elaborados, também esta envolvida no processo de memorização. Estudos mostraram que as mesmas áreas cerebrais ativadas durante a aquisição de novos conhecimentos são reativadas na noite seguinte, durante o sono paradoxal. Assim, tanto a memorização como a aprendizagem de novos conhecimentos depende da repetição que se processa durante o estado de sono.
Texto baseado nas informações veiculadas na revista “Les Dossiers de La Recherche” no 49 Hors-série. Juin 2012
Fonte: http://www.sonosmed.com/dormir-bem/dormirparamemorizareaprender
Um comentário:
Tornar este conhecimento acessível ao público é essencial, pois cada dia mais, as pessoas limitam seu "tempo" de sono, priorizando a cultura da tecnologia antenada na 'tela' 'dia e noite'.
Depois surgem as queixas diversas: minha memória está tão ruim...!
Postar um comentário